Glossário
A seguir, é apresentada a lista de definições, siglas, acrônimos e abreviações aplicáveis ao Domicílio Eletrônico Trabalhista:
- AFT
Auditor-Fiscal do Trabalho.
- Assinador Serpro
Ferramenta (aplicativo) desenvolvida pelo Serpro para assinar documentos com certificado digital ou validar documentos já assinados.
- Avatar
Componente que representa de forma gráfica (fotografia, ícone, texto etc.) um usuário em ambientes virtuais.
- Certificado Digital
Assinatura eletrônica de pessoa física ou jurídica usada como identidade virtual, para conferir segurança e validade jurídica em operações digitais.
- CGIF
Coordenação-Geral de Integração Fiscal da SIT.
- Chatbot
Programa de computador utilizado para interagir com usuários, como numa conversa, a fim de fornecer informações e sanar dúvidas.
- CIF
Carteira de Identidade Fiscal do AFT.
- CLT
Consolidação das Leis do Trabalho.
- CNPJ
Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas: Número de cadastro da empresa na RFB.
- COGINF
Coordenação de Gestão da Informação da CGIF.
- CPF
Cadastro de Pessoa Física: Número de cadastro, na RFB, do contribuinte obrigado à inscrição ou cidadão que se inscreveu voluntariamente.
- DET
Domicílio Eletrônico Trabalhista.
- DOU
Diário Oficial da União
- e-CNPJ
O e-CNPJ é uma versão digital do CNPJ, que funciona como um Certificado Digital que autentica a identidade das pessoas jurídicas em meios eletrônicos
- e-CPF
O Certificado Digital e-CPF identifica pessoas físicas no meio eletrônico, permitindo assim, que diversos serviços sejam realizados à distância com a garantia da autenticidade.
- eLIT
O antigo Livro de Inspeção do Trabalho passou a se denominar Livro de Inspeção do Trabalho Eletrônico - eLIT
- Empregador
Pessoa física ou pessoa jurídica.
- FGTS Digital
O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS. A proposta é promover soluções processuais e tecnológicas que facilitem o cumprimento dessa obrigação e assegurem que os valores devidos aos trabalhadores sejam efetivamente individualizados em suas contas vinculadas.
- gov.br
É um projeto de unificação dos canais digitais do Governo Federal e seu portal ( gov.br ) reúne serviços para o cidadão e informações sobre a atuação governamental [CIT002]. Para acessar os serviços digitais, é usado o login único na conta gov.br [CIT001], que identifica o cidadão com segurança e de forma gratuita.
- ID
Identificador (também conhecido por “nome de usuário”) utilizado, juntamente com a senha, para realizar conexão a um sistema de uso restrito.
- Login
Processo (também chamado de signin) para concectar-se a um sistema restrito, usando autenticação de usuário, cujas credenciais foram previamente cadastradas.
- Logout
Processo (também chamado de signout) para desconcectar-se de um sistema restrito, em que estava conectado mediante autenticação.
- MTE
Ministério do Trabalho e Emprego.
- MTP
Ministério do Trabalho e Previdência.
- Nuvem
Armazenamento de conteúdo em arquivos digitais fora do computador local, em um provedor à distância, usando a conexão via Internet.
- Outorgado
Diz-se de ou pessoa a favor de quem se outorgam poderes. É o destinatário dos poderes concedidos. O procurador.
- Outorgante
É aquele que outorga, concede ou transfere alguma coisa a alguém. É quem pode passar poderes a alguém. O titular do direito.
- PDF
Portable Document Format: Formato de arquivo para exibir e compartilhar documentos com segurança e de maneira independente de aplicativo, hardware e sistema operacional.
- Porte
Informação se o empregador é ME, EPP ou demais casos na RFB.
- QR Code
Quick Response Code: Código de barras bidimensional, que pode conter diversos tipos de informações (como textos, descrições de produtos, contatos, e-mails, telefones, links, localizações etc.), com leitura rápida pela câmera de um dispositivo móvel que possua um aplicativo leitor instalado.
- RFB
Receita Federal do Brasil.
- RIT
Regulamento da Inspeção do Trabalho [CIT004].
- Segurança da Informação
Proteção de dados sensíveis para que as informações permaneçam autênticas, íntegras e disponíveis, assim como sejam acessadas somente por usuários autorizados.
- Serpro
Serviço Federal de Processamento de Dados (https://www.serpro.gov.br/).
- Seu Certificado Digital
Assinatura eletrônica de pessoa física ou jurídica usada como identidade virtual, para conferir segurança e validade jurídica em operações digitais.
- Seu certificado digital em nuvem
Armazenamento de conteúdo em arquivos digitais fora do computador local, em um provedor à distância, usando a conexão via Internet.
- SFIT
Sistema Federal de Inspeção do Trabalho.
- SIT
Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do MTE.
- SPE
Sistema de Procuração Eletrônica.